segunda-feira, 22 de setembro de 2014

EUA e aliados árabes atacam EIIL na Síria

Os Estados Unidos e cinco aliados árabes, a Arábia Saudita, o Bahrein, o Catar, os Emirados Árabes Unidos e a Jordânia, estão bombardeando a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante na Síria, perto da fronteira com a Turquia, de onde mais de 130 mil curdos fugiram nos últimos dias. O ataque vai durar horas.

A Força Aérea e a Marinha dos EUA estão usando caças-bombardeiros, inclusive os F-22, invisíveis aos radares, aviões não tripulados, os drones, e uma torrente de mísseis de cruzeiro Tomahawk disparados de navios.

Um dos principais alvos é a cidade de Raca, a capital de fato do Califado proclamado pelo EIIL em junho nas regiões que ocupa na Síria e no Iraque. Os 20 objetivos principais incluem arsenais, depósitos de suprimentos, centros de treinamento, quartéis e prédios usados para comando e controle.

É o primeiro ataque em território da Síria. Abre uma nova frente de combate num país em guerra civil há três anos e meio, com mais de 193 mil mortos desde então. A delegação síria nas Nações Unidas disse ter sido avisada pelos EUA.

O governo sírio tem uma das melhores defesas antiaéreas do Oriente Médio. Foi advertido pelos EUA a não interferir nas ações contra o EIIL. O presidente Barack Obama ameaçou bombardear a Síria há um ano por causa do uso de armas químicas. Recuou depois de um acordo mediado pela Rússia para eliminar o arsenal químico sírio.

Nenhum comentário: