Apuradas mais da metade das urnas nas eleições parlamentares da Suécia, as projeções indicam a vitória do Partido Social-Democrata e seus aliados, com 43,7% dos votos.
O novo primeiro-ministro deve ser o líder do partido, Stefan Lofven. Depois de oito anos de governos conservadores, ele promete combater o desemprego e o declínio dos níveis de educação: "Estamos numa situação difícil, com milhares de desempregados e desempenho escolar declinando mais do que em qualquer outro país da OCDE" (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
Os Democratas de Suécia, de extrema direita, com origem no movimento neonazista, ficaram em terceiro lugar, com 13%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário