Com medo de extremistas muçulmanos, a Espanha elevou o nível de alerta contra o terrorismo, afirmou hoje o ministro da Segurança, Francisco Martínez, informa o jornal El País.
A maior preocupação vem do estabelecimento do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, e o sonho declarado dos jihadistas de recriar o Império Andaluz, que dominou parte da Península Ibéria durante sete séculos e foi finalmente derrotado na Batalha de Granada, em 1492.
Como há muitos jihadistas europeus lutando no Oriente Médio, sendo pelo menos 50 espanhóis, há o temor de que na volta para a Europa eles resolvam atacar alvos no continente. Desde 2011, as forças de segurança da Espanha realizaram mais de 25 operações antiterrorismo contra jihadistas no país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário