terça-feira, 23 de setembro de 2014

Turquia autoriza Exército a operar na Síria

A Turquia vai autorizar o Exército a conduzir operações além de suas fronteiras, na Síria, revelou hoje o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, informou o jornal turco Hurriyet. Os militares passam a ter autonomia para agir quando julgarem necessário.

O primeiro-ministro negou estar cedendo a pressões dos Estados Unidos, que desde ontem bombardeiam posições do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) e do grupo Khorassan, ligado à rede terrorista Al Caeda, na Síria. O secretário de Estado americano, John Kerry, cobrou um papel mais ativo da Turquia na guerra contra o terrorismo do governo Barack Obama.

Quando tomou Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, no início de junho, o Estado Islâmico tomou o Consulado da Turquia, seus diplomatas e demais funcionários. Eles foram libertados na semana passada. Não ficou claro se houve pagamento de resgate, provavelmente sim.

Enquanto havia reféns turcos, o governo da Turquia os usava como desculpa para não entrar na luta contra o Estado Islâmico. Agora, resolveu agir.

Um comentário:

Ana Deiro. disse...

A Turquia é a porta de entrada para a Europa. Ao que parece, estamos assistindo a uma versão sec. XXI das invasões bárbaras.