terça-feira, 9 de setembro de 2014

Moody's rebaixa expectativa para dívida do Brasil

Por causa do baixo crescimento econômico, a agência de classificação de risco Moody's mudou hoje de estável para negativa sua perspectiva para a dívida do governo do Brasil. Isto significa que, se a situação não melhorar, a nota de crédito do país será rebaixada.

"Enquanto outros países da América Latina também registram taxas de crescimento em declínio, a desaceleração econômica do Brasil tem sido mais pronunciada e prolongada", declarou a agência Moody's ao justificar a decisão. Com a queda no investimento e a deterioração nas contas públicas, "o próximo governo vai enfrentar condições econômicas deprimidas", previu a Moody's.

Como aspectos positivos, a agência destacou o volume de reservas cambiais em moedas fortes, a baixa dívida pública externa e a solidez do sistema bancário.

 Em março, a agência de classificação de risco Standard & Poor's tinha rebaixado a nota de crédito soberano do Brasil para um grau acima de lixo. Uma avaliação de risco negativa geralmente faz um país e suas empresas pagarem juros mais altos para tomar empréstimos no mercado internacional.

Nenhum comentário: