A milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante divulgou ontem um vídeo com a decapitação do assistente social britânico David Haines, sequestrado na Síria em março de 2014 quando trabalhava em ajuda humanitária. O governo do Reino Unido investiga a autenticidade do vídeo.
Se confirmada, será a terceira degola de reféns ocidentais pelo grupo terrorista em menos de um mês. Os outros dois foram os jornalistas americanos James Foley e Steve Sotloff. Eles foram mortos em retaliação aos bombardeios aéreos dos Estados Unidos contra posições do EIIL no Iraque para defender minorias ameaçadas.
Na quarta-feira passada, o presidente Barack Obama anunciou a formação de uma ampla aliança para combater, degradar e exterminar o EIIL. Os EUA devem atacar pelo ar e dar apoio ao Exército do Iraque e guerrilheiros curdos para fazerem o trabalho em terra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Terror total
Postar um comentário