O alto comando das Forças Armadas dos Estados Unidos autorizou bombardeios aéreos contra a milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) em território da Síria, revelou hoje o secretário da Defesa, Chuck Hagel.
A ditadura de Bachar Assad e a Rússia e a China, que a apoiam, consideram ilegal qualquer ataque sem a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Depois de muito relutar, o presidente Barack Obama decidiu usar a força contra o EIIL, responsável pela degola de dois jornalistas americanos sequestrados na Síria, por vários massacres e pela perseguição de minorias.
Obama promete manter o controle sobre a escolha dos alvos a serem atingidos na Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário