Um míssil de defesa Patriot derrubou um avião de caça MiG-21 da Força Aérea da Síria que tentava se infiltrar no território de Israel, informou há pouco o jornal liberal israelense Haaretz. O avião foi derrubado na região de Cuneitra, nas Colinas do Golã, quando atacava posições da Frente al-Nusra, ligada à rede terrorista Al Caeda.
Desde 1989, as Forças de Defesa de Israel não interceptavam um avião sírio. Os dois países não chegaram a um acordo de paz desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e a Guerra do Yom Kippur (Dia do Perdão), em 1973. Travam guerras indiretas, mas a fronteira comum esteve calma nas últimas décadas.
Com a guerra civil que arrasou a Síria nos últimos três anos e meio, houve vários incidentes na fronteira, mas nada como o abate de um avião de combate. A ditadura de Bachar Assad afirmou que o ataque mostra que Israel apoia o Estado Islâmico e a Frente al-Nusra, duas milícias terroristas muçulmanas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
SORTE TERMOS UM COMENTARISTA CLARO E ISENTO QUE NOS POSSA INFORMAR DO QUE ESTA ACONTECENDO NESTE MUNDO LOUCO! PARABENS ,NELSON PELOS TEUS ARTIGOS ELUCIDATIVOS ,CLAROS E INTELIGENTES E UM PRAZER TE LER! ROSELI
Postar um comentário