sábado, 13 de setembro de 2014

Rebeldes dominam fronteira da Síria com Israel

Depois de tomar mais duas cidades na sexta-feira, os rebeldes que lutam contra a ditadura de Bachar Assad dominam quase toda a fronteira da Síria com Israel, noticiaram a televisão saudita Al Arabiya e o jornal conservador israelense The Times of Israel. A missão de paz das Nações Unidas está se retirando das Colinas do Golã. Vai se instalar provisoriamente em Israel.

Ao conquistar Rawadi e Hamídia em violentos combates contra as Forças Armadas da Síria, os rebeldes da Frente al-Nusra, ligada à rede terrorista Al Caeda, assumiram o controle de quase toda a província de Cuneitra, que figa junto às Colinas do Golã, ocupadas por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Só resta uma pequena cidade em poder do governo.

"O governo está em retirada diante do avanço dos rebeldes", declarou Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental de oposição. "O governo perdeu o controle de mais de 80% da província de Cuneitra."

Com base em fontes da oposição síria, o jornal árabe Asharq al-Awsat afirmou que o Catar pagou à Frente al-Nusra de US$ 20 milhões a US$ 45 milhões pela libertação de 45 soldados das ilhas Fíji que participam da missão de paz da ONU no Golã.

Um comentário:

Ana Deiro. disse...

deus do céu! está ficando pior a cada dia. realmente assustador.