terça-feira, 9 de setembro de 2014

França defende nova intervenção na Líbia

O ministro da Defesa da França, Jean-Yves le Drian, está articulando o apoio dos países aliados na União Europeia para uma ação conjunta para controlar a violência na Líbia e atacar as milícias islamitas que tomaram o controle da capital, Trípoli, e lutam para dominar a segunda maior cidade do país, Bengázi.

A França pode mover suas tropas estacionadas em outros países africanos rumo à fronteira líbia. Recentemente a França interveio no Mali e na República Centro-Africana para conter a ação de milícias islamitas e a anarquia. A Líbia não tem governo estável desde a queda do ditador Muamar Kadafi, há três anos.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
liberdade disse...

não eram verdadeiros rebeldes democratas, viraram terroristas, os eua e europa colhem o que plantaram destruiram a um estado só pela ganancia agora gastem com segurança,AFINAL KADAFFI MASSACRAVA O SEU POVO PACIFICO iiiii

Nelson Franco Jobim disse...

A democracia é um processo. Não nasce da noite para o dia nem por geração espontânea. A Líbia de Kadafi era uma ditadura personalista. Como o país não tinha instituições, o poder ficou com as milícias que derrubaram Kadafi, que hoje disputam o poder entre si. Como houve intervenção militar autorizada pela ONU, deveria ter sido criada uma missão de paz civil e militar para ajudar na construção institucional da Líbia. Talvez seja necessária nova intervenção para desarmar as milícias.