Depois da derrota no plebiscito sobre a independência, o primeiro-ministro Alex Salmond acaba de anunciar a renúncia à chefia de governo e à liderança do Partido Nacional Escocês. Por 55% a 45%, os escoceses decidiram continuar sendo parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
"Meu tempo como líder chegou ao fim, mas o sonho da Escócia não deve morrer nunca", resignou-se Salmond, não sem antes cobrar a transferência de poderes prometida pelos líderes dos três grandes partidos britânicos na reta final da campanha do plebiscito.
No início da manhã de hoje, ao celebrar a vitória, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prometeu entregar mais poderes ao governo semiautônomo da Escócia. As reformas prometidas devem introduzir o federalismo no sistema de governo britânico, redistribuindo poderes entre as diferentes regiões do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário