sexta-feira, 19 de setembro de 2014

França bombardeia Estado Islâmico no Iraque

Caças-bombardeiros Rafale da Força Aérea da França atacaram hoje no Iraque pela primeira vez a milícia extremista Estado Islâmico, noticiou hoje o jornal francês Le Monde.

Ao anunciar ontem a decisão de bombardear os jihadistas como parte da grande aliança contra o grupo liderada pelos Estados Unidos, o presidente François Hollande deixou claro que a França só vai atacar no Iraque e não vai enviar tropas terrestres.

Os EUA também não pretendem enviar soldados para combater em terra, mas vão atacar a milícia terrorista no Iraque e na Síria. Hoje, a embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, declarou que os EUA não vão anunciar seus bombardeios na Síria.

A ditadura de Bachar Assad, que há três anos e meio trava uma violenta guerra civil contra diferentes grupos de oposição sírios, a China e a Rússia consideram ataques sem consentimento do governo local nem autorização do Conselho de Segurança da ONU uma violação da soberania nacional da Síria.

Na verdade, nem Assad nem seu aliado Putin acredita que os EUA vão se limitar a bombardear posições do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, podendo aproveitar a oportunidade para virar definitivamente a guerra civil síria contra o atual regime. O treinamento de rebeldes sírios na Arábia Saudita reforça a suspeita. Ontem, o Senado aprovou a ajuda aos rebeldes.

O presidente Barack Obama estaria supervisionando pessoalmente a escolha de alvos na Síria para evitar acusações de abuso de poder.

Nenhum comentário: