Os Estados Unidos atacaram com aviões não tripulados um comboio que levaria o líder da milícia extremista muçulmana somaliana Al Chababe (Os Jovens), ligada à rede terrorista Al Caeda, Ahmed Abdi Godane, mas ainda não sabem se conseguiram atingir o objetivo.
Godane está na lista dos procurados pelo Departamento de Estado. Há um prêmio de US$ 7 milhões por sua morte ou captura. O Pentágono afirma que está avaliando os resultados da operação.
Al Chababe luta para impor um Estado islâmico à Somália, que vive em estado de anarquia, sem governo central, desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991, no fim da Guerra Fria, quando o país perdeu sua importância estratégica. Seus milicianos controlam um terço do território somaliano, mas há dois anos perderam o controle da capital, Mogadíscio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário