A milícia extremista somaliana Al Chababe (Os Jovens ou A Juventude), ligada à rede terrorista Al Caeda, anunciou hoje a indicação de Ahmed Omar como novo líder, informou a televisão pública britânica BBC. Ele substitui Ahmed Abdi Godane, morto por um bombardeio dos Estados Unidos na segunda-feira passada, 1º de setembro de 2014.
Pouco se sabe sobre Ahmed Omar, mas o comandante militar do grupo, Abu Mohamed, disse que a decisão foi unânime. Al Chababe promete vingar a morte de seu líder. O governo provisório da Somália, que controla a capital e pequenas áreas do interior, entrou em alerta contra possíveis retaliações.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário