Uma onda de manifestações e saques de fábricas chinesas em protesto contra a exploração de petróleo pela China em águas territoriais disputadas pelos dois países causou a primeira morte no Vietnã. Pelo menos um trabalhador chinês foi morto e dezenas feridos quando centenas de vietnamitas depredaram uma empresa metalúrgica.
A explosão de violência iniciada na zona industrial de Cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, foi uma reação ao uso da força pela China para impor suas reivindicações territoriais sobre o Mar da China Meridional. Hoje atinge 22 das 63 províncias do Vietnã.
Os dois países travaram uma guerra em 1979, depois da invasão vietnamita ao Camboja apoiada pela União Soviética para derrubar a ditadura genocida do Khmer Vermelho, apoiada pelo regime comunista da China.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário