Diante da contraofensiva da Ucrânia para retomar uma cidade em poder de separatistas russos teleguiados pelo Kremlin, a Rússia convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o início desta tarde.
Pelo menos dois helicópteros foram abatidos e dois soldados ucranianos mortos durante o contra-ataque.
Depois de anexar ilegalmente a península da Crimeia em março, a Rússia realiza uma verdadeira intervenção militar na Ucrânia desde o início de abril, com o objetivo claro de evitar a realização de eleições democráticas convocadas pelo governo provisório da Ucrânia para 25 de maio. A Rússia não reconhece o governo, que acusa de ser fruto de um golpe de Estado.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-ministra da Alemanha estão reunidos neste momento na Casa Branca, em Washington, e devem fazer declarações em breve.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário