O grupo terrorista muçulmano Boko Haram divulgou hoje um vídeo com imagens que seriam das 284 estudantes secundaristas sequestradas no Nordeste da Nigéria em 14 de abril de 2014 e exigiu a libertação de todos os presos do grupo para soltá-las.
As imagens mostram jovens cobertas da cabeça aos pés, apenas com o rosto à mostra. O líder do grupo, Abubakar Shekau, afirma no vídeo de 17 minutos divulgado pela televisão árabe Al Jazira que elas se converteram ao islamismo.
Na língua hauçá-fulâni, Boko Haram significa "a educação ocidental é pecaminosa". O movimento existe desde 2001. Com a morte de seu fundador, a partir de 2009, entrou na luta armada. Desde então, sua insurgência causou mais de 3,5 mil mortes. Nos últimos ataques, visou alvos fáceis como terminais de ônibus e agora escolas secundárias para meninas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário