O general Wojciech Jaruzelski, dirigente comunista responsável pelo golpe de Estado de 13 de dezembro de 1981 na Polônia, que colocou na ilegalidade o sindicato independente Solidariedade, morreu hoje aos 90 anos, anunciou o ex-presidente Alexander Kwasniewski.
Jaruzelski foi primeiro-ministro (1981-85) e presidente da Polônia (1985-90), mas não resistiu à onda democratizante deflagrada pelas reformas e a abertura política de Mikhail Gorbachev na União Soviética.
Com o apoio da Igreja Católica e do papa João Paulo II, o Solidariedade, liderado por Lech Walesa, seria a grande força política da luta contra o comunismo e a democratização da Polônia. Nas primeiras eleições livres realizadas no país, em junho de 1989, só perdeu uma das cadeiras em disputa, para um candidato independente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário