A Alibaba, maior empresa de comércio eletrônico da China entrou ontem com pedido para fazer uma oferta inicial de ações nos Estados Unidos. Espera levantar pelo menos US$ 15 bilhões. Seu valor de mercado pode chegar a US$ 200 bilhões, ultrapassando de longe o Facebook.
Com 231 milhões de consumidores cadastrados, 30 mil funcionários e um faturamento anual de US$ 248 bilhões em 2013, Alibaba tem 80% do comércio eletrônico chinês, superando Amazon.com e eBay juntos.
O Yahoo tem uma participação acionária de 25% na Alibaba. Será um dos grandes beneficiários do lançamento em bolsa.
"Alibaba é a empresa de Internet que mais cresce numa das economias que mais crescem no mundo", comentou Samit Sinha, analista do B. Riley & Co., citado pelo jornal The New York Times.
Em maio de 2012, o Facebook levantou US$ 16 bilhões, mas logo as ações caíram. Só voltaram a subir quando os anúncios e o faturamento aumentaram. A maioria das pessoas não entra em redes sociais para ver propaganda.
Como Alibaba é uma empresa comercial numa economia prestes a se tornar a maior do mundo, sua escala e possibilidades de expansão são enormes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário