sábado, 31 de maio de 2014

Talebã libertam único prisioneiro de guerra dos EUA no Afeganistão

A milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) libertou hoje o sargento Bowe Bergdahl, das forças de operações especiais do Exército dos Estados Unidos, capturado há cinco anos perto de sua base no Afeganistão.

Em troca, exigiu a soltura de cinco talebã presos no centro de detenção instalado na base naval de Guantânamo, um enclave americano em Cuba.

A Guerra do Afeganistão já é a mais longa da história dos EUA, com 2.178. Começou em 7 de outubro de 2011, em resposta aos atentados de 11 de setembro daquele ano, cometidos pela rede terrorista Al Caeda. Desde então, pelo menos 2.212 militares americanos morreram no Afeganistão.

Uma das promessas de campanha do presidente Barack Obama era acabar com as guerras do Iraque e do Afeganistão. Depois da retirada total do Iraque, ele anunciou nessa semana que os americanos param de entrar em combate neste fim de ano.

Em 2015, ficarão cerca de 9,8 mil militares americanos no país para treinar as forças de segurança afegãs e realizar operações especiais antiterrorismo. No fim de 2016, só ficam os soldados necessários para proteger a Embaixada dos EUA em Cabul.

Nenhum comentário: