Forças rebeldes lideradas pelo general Khalifa Hafter atacaram hoje a sede do Parlamento da Líbia, em Trípoli. Moradores da área contaram ter ouvido disparos de metralhadora, de baterias antiaéreos e de granadas disparadas por morteiros. A situação é confusa.
A mesma milícia enfrenta desde sexta-feira outros grupos armados em Bengázi, a segunda maior cidade líbia. Pelo menos 70 pessoas morreram no conflito.
Desde a queda do ditador Muamar Kadafi (1969-2011), a Líbia vive num clima de anarquia. Até agora, não foi possível chegar um acordo político para criar as instituições de um país democrático.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário