terça-feira, 20 de maio de 2014

Terroristas matam mais 118 pessoas na Nigéria

Um atentado triplo com dois carro-bomba deflagrou um incêndio num mercado público e matou pelo menos 118 pessoas na cidade de Jos, no Centro da Nigéria. As autoridades locais temem  que o total de mortos sejam ainda maior.

O primeiro carro-bomba explodiu no mercado à tarde, quando estava cheio de gente. O segundo, meia-hora depois, diante do hospital para onde eram levados os feridos.

"Ainda estamos procurando corpos entre os destroços", declarou Mohamed Abdulsalam, coordenador da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências na cidade, citado pela rede de televisão americana CNN.

Em nota, o presidente Goodluck Jonathan condenou o "trágico assalto na liberdade humana" e reafirmou que "o governo está totalmente comprometido para ganhar a guerra contra o terror e não será acovardado por atrocidades de inimigos da civilização e do progresso".

As suspeitas recaem sobre o grupo jihadista Boko Haram, que raptou mais de 280 meninas no mês passado sem que o governo nigeriano tenha pistas do que aconteceu e onde elas estão.

Em 2009, esta milícia fundamentalista aderiu à luta armada para tentar impor a lei islâmica ao Norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano. Desde então, mais de 3,5 mil pessoas morreram nesta guerra.

Nenhum comentário: