A milícia fundamentalista muçulmana Al Chababe (Os Jovens ou A Juventude) atacou hoje o Parlamento da Somália, em Mogadíscio, matando pelo menos quatro policiais, informou a agência de notícias Reuters citando como fontes o governo provisório e o grupo rebelde.
Um terrorista suicida e um carro-bomba foram detonados na entrada do Parlamento. Em seguida, os jihadistas abriram fogo com fuzis e metralhadoras. Alguns franco-atiradores atacam de mesquitas próximas.
Durante a Guerra Fria, a Somália, que fica na região estratégica do Chifre da África, oscilou entre o bloco soviético e o Ocidente. Desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991, a Somália, não tem um governo estável que controle todo o território. Vive em clima de anarquia. O governo provisório não consegue se impor nem com a ajuda de uma missão de paz da União Africana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário