Sob pressão das sanções internacionais impostas pelos Estados Unidos e a União Europeia por causa da intervenção na Ucrânia, depois de perder 0,5% no primeiro trimestre de 2014, a economia de Rússia caminha para a recessão neste segundo semestre. A ameaça de novas sanções está afastando os investimentos, admitiu o ministro da Economia, Alexei Uilukaiev.
Em entrevista à imprensa russa na cidade de Kaliningrado, Uilukaiev reconheceu que o país pode entrar em recessão. Pelas previsões do governo, o produto interno bruto deve encolher 0,1% no segundo semestre. Tecnicamente, os economistas consideram que um país está em recessão quando a economia recua durante dois trimestres consecutivos.
O ministro responsabilizou duas altas de juros aprovadas pelo Banco Central desde março para combater a inflação prejudicaram o crescimento da Rússia. A inflação deve chegar a 7,6% e cair para 6,5% no fim do ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário