O Exército da Ucrânia retomou hoje a cidade de Kramatorsk, reassumindo o controle do aeroporto e da central de polícia. A Rússia enviou aviões de combate para bases na Crimeia, reforçando suas forças na região.
Enquanto o Ministério do Interior da Ucrânia anuncia um reforço na
contraofensiva para retomar cidades e prédios públicos ocupados pelos
russos, o líder rebelde de Slaviansk ameaça formar um exército para
marchar até Kiev.
Pelo menos 144 pessoas foram presas em Odessa, no Sul da Ucrânia, depois dos conflitos de ontem e do incêndio da Casa dos Sindicatos, onde milicianos e ativistas russos se acantonaram, que causaram 46 mortes e deixaram 88 pessoas hospitalizadas.
Mais cedo, foram libertados 12 observadores da Organização sobre Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) detidos há mais de uma semana pelos rebeldes, que os acusam de espionagem para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário