O vice-presidente José Carlos Varela contrariou as pesquisas de opinião e venceu a eleição presidencial de ontem no Panamá como candidato oposicionista depois de uma divisão no partido do governo em meio a denúncias de corrupção, informa a revista Business Week.
Com 88% dos votos apurados, Varela, de 50 anos, foi declarado vencedor, com 39% dos votos. Em segundo lugar, com 32%, ficou o ex-ministro da Habitação José Domingo Arias, apoiado pelo presidente conservador Ricardo Martinelli. O ex-prefeito da Cidade do Panamá Juan Carlos Navarro recebeu 28% dos sufrágios.
O maior desafio do novo governo será uma ampliação do Canal do Panamá, principal fonte de recursos do país desde que passou ao controle panamenho, em 1999.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário