Além das reportagens, comentários, colunas e artigos da imprensa escrita, cada vez mais os sítios jornalísticos da Internet acrescentam blogues atualizados ao vivo para dar mais agilidade à cobertura, observa o Laboratório de Jornalismo Nieman, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Blogar ao vivo traz acelera a divulgação de notícias e suas repercussões. Não dá tempo de fazer uma análise mais profunda nem acrescentar outras informações para contextualizar a matéria.
"Pensamos basicamente em três tipos de leitores", declarou Nico Pitney, editor executivo do Huffington Post, hoje o sítio jornalístico mais visitado do mundo. "Um está interessando apenas nos elementos essenciais da notícias, uma visão geral consistente no estilo das reportagens da mídia tradicional. Este leitor não está interessado nos detalhes oferecido a cada novidade pelos blogues ao vivo."
Outro tipo de leitor "já tem uma visão geral da notícia" e quer acompanhar sua evolução ao vivo nos blogues. "Finalmente, há um terceiro tipo de leitor - e acreditamos que seja a maior porcentagem de leitores - que vai atrás de uma visão geral, mas, quando vê cobertura ao vivo nos blogues, decide se aprofundar" e acaba ficando mais tempo no sítio do que ficaria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário