Um acordo negociado pela Liga Árabe entre o governo e a oposição do Líbano permitiu hoje a reabertura dos caminhos de acesso ao aeroporto de Beirute, bloqueados há oito dias pela milícia fundamentalista xiita Hesbolá.
O governo recuou, atendendo às exigências do mais poderoso exército privado libanês. A milícia xiita mantém sua rede de telecomunicações particular e a chefia da segurança do aeroporto da capital do Líbano.
Em troca, todas as milícias devem sair das ruas, a serem ocupadas pelo Exército do Líbano.
Imediatamente, retroescavadeiras começaram a remover montanhas de areia que bloqueavam as estradas e avenidas de acesso ao aeroporto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário