A oposição ao governo do presidente Evo Morales obteve uma importante vitória neste domingo com a aprovação da autonomia do departamento de Santa Cruz, o mais rico da Bolívia, com 85% dos votos, em plebiscito considerado pelo governo "separatista e ilegal".
O atual governador de Santa Cruz, Rubén Costas, considerou o momento histórico, prevendo que a onda de referendos sobre autonomia regional vão redefinir a Bolívia, acabando com o que as oposições chamam de "centralismo totalitário".
"Nem mais um centavo daqui vai para onde o Movimento ao Socialismo (MAS) mandar", declarou um dos líderes autonomistas do departamento, que faz fronteira com o Brasil, com quem tem forte relação econômica. Há vários brasileiros produzindo soja na Bolívia. Eles podem ser alvo da reforma agrária de Morales.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário