quinta-feira, 15 de maio de 2008

Itália prende imigrantes ilegais e prepara expulsão

Para começar, pouco após a posse, o governo da direita presidido pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi anuncia a ter prendido centenas de imigrantes ilegais para expulsá-los da Itália.

"Nossa atividade nos últimos sete dias resultou na prisão de 383 pessoas, das quais 268 não eram italianas, eram de outros países da União Européia ou do resto do mundo", declarou em Roma o diretor de do Departamento de Operações Centrais da Polícia, Gilberto Caldarozzi.

"Quanto às expulsões, foram 53. Os ilegais foram levados até a fronteira. Outras 65 pessoas foram levadas para centros de detenção provisória", acrescentou o delegado.

Berlusconi voltou ao poder prometendo cortes de impostos, empregos, a retomada do crescimento econômico e o combate ao crime, que os partidos de sua coalizão de direita - formada com a neofascista Aliança Nacional e a separatista Liga Norte -, atribuem aos imigrantes pobres.

Seu governo prepara novos projetos de lei sobre imigração e expulsão dos que violam a lei.

"Todos os crimes estão envolvidos de alguma forma com o fenômeno mais amplo da imigração ilegal", declarou o diretor do departamento de polícia criminal, Francesco Gratteri. "São crimes como tráfico de pessoas, exploração da prostituição, crimes contra a propriedade, como furtos, roubos e invasão de propriedades, e crimes relacionados a drogas. Todos esses são crimes que causam um crescente alarme da sociedade."

Os presos são da Europa Oriental, Albânia, Grécia, Norte da África e China. As acusações contra eles são de entrada ilegal na Itália a prostituição, roubo e tráfico de drogas.

Nenhum comentário: