Neste ano em que se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a organização não-governamental Anistia Internacional denuncia, em seu relatório anual, divulgado hoje em Londres, 60 anos de descaso e desrespeito com os direitos humanos e a falta de compromisso no presente, e cobra uma atitutde firme dos governos, especialmente dos países democráticos, para mudam a situação e dêem o exemplo.
Sobre o Brasil, o relatório observa que as populações marginalizadas das periferias continuam a viver sob um clima de extrema violência policial e do crime organizado, com esquadrões da morte policiais matando centenas de pessoas. Também denuncia a impunidade, a tortura, a ineficiência do Judiciário e a falência do sistema penitenciário, além da exploração do trabalho no campo, sobretudo no desmatamento, na produção de carvão e na lavoura de cana-de-açúcar.
Leia aqui a parte do Relatório da Anistia sobre o Brasil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário