As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) confirmaram hoje a morte por ataque cardíaco de seu fundador, em 1964, e comandante supremo, Pedro Antonio Marín, que adotou o nome de guerra de Manuel Marulanda Vélez mas era mais conhecido pelo apelido de Tirocerteiro.
Aos 76 anos, Marulanda era considerado o guerrilheiro mais velho em atividade. Fazia parte do grupo que foi para a clandestinidade depois do assassinato de Jorge Eliecer Gaitán e do Bogotazo, em 1948, e que fundou as FARC como braço armado do Partido Comunista Colombiano, em 1964.
Marulanda teria sofrido um ataque cardíaco e morrido nos braços da companheira e cercado por seus companheiros de luta em 26 de março de 2008.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário