quarta-feira, 14 de maio de 2008

Atentado suicida mata 22 no Iraque

Um atentado terrorista suicida matou 22 pessoas que participavam de um funeral em Abu Ghraib, perto de Bagdá. Uma jovem terrorista suicida matou mais duas pessoas ao atacar um posto de polícia na capital do Iraque.

Nos combates de forças americanas e iraquianas contra o Exército Mehdi, a milícia xiita do aiatolá Muktada al-Sader, na periferia de Bagdá, pelo menos oito pessoas morreram e outras 36 foram feridas.

Enquanto isso, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki foi para Mossul, no Norte do Iraque, comandar pessoalmente um suposto assalto final ao último bastião da rede terrorista Al Caeda no país. Como o grupo de Ossama ben Laden estaria sendo derrotado, os Estados Unidos reduziram o prêmio pela captura ou morte de seu líder de US$ 5 milhões para US$ 1 milhão, sob a alegação de que não é mais revelante.

Para o secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, a Guerra do Iraque é um exemplo dos dois tipos de guerra que o país terá de enfrentar no futuro, a guerra convencional e a chamada guerra assimétrica, muitas vezes contra um inimigo oculto.

Mas um artigo publicado na revista americana Newsweek adverte para o risco de libanização do Iraque: "um Estado semifalido com um governo formado por tantas facções que o país se torna ingovernável, os vizinhos que usam o território para travar guerras indiretas através de milícias sectárias e há uma alternância de períodos de guerra e de paz, às vezes da maneira totalmente inesperada".

Um comentário:

José Aldrin disse...

ô meu caro Nelson, como é que consegues viver bem de saúde coletando tanta desgraça humana. Proponho-te um desafio: 10 dias no teu prestigioso blog somente de boas notícias. Que tal?