As Nações Unidas pediram hoje à ditadura militar que desgoverna Mianmar que abra um corredor aéreo e marítimo para permitir a distribuição de ajuda humanitária a cerca de 1,5 milhão de flagelados pela passagem pelo Sul do país do ciclone Nargis há 10 dias.
O Conselho de Ministros da União Européia declarou que "todos os meios possíveis" devem ser usados para levar ajuda aos necessitados. Em linguagem diplomática, isso inclui o uso da força militar.
Hoje, dez dias depois da tragédia, chegou à antiga Birmânia o primeiro avião com ajuda da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras.
As ONGs reclamam da falta de liberdade para transitar pelo país e chegar até as regiões mais atingidas. Só 30% dos flagelados teriam recebido ajuda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário