O preços dos combustíveis provoca uma revolta de pescadores e caminhoneiros na Europa. Com 11 portos bloqueados por pescadores na França e greve também na Espanha, que tem a maior frota pesqueira da União Européia, podendo chegar à Itália, Grécia e Portugal, os caminhoneiros espanhóis aderiram ao movimento e os britânicos invadiram Londres para entregar uma petição ao primeiro-ministro Gordon Brown.
Em Paris, falando ao rádio, o presidente Nicolas Sarkozy sugeriu a eliminação temporária do imposto sobre valor agregado, o equivalente ao imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, sobre os combustíveis. É o que exigem pescadores e caminhoneiros por todo o continente.
Na Grã-Bretanha, um litro de óleo diesel custa o equivalente a R$ 4,30; 65% são impostos. A carga fiscal elevada ajuda a conter o consumo e evitar o aquecimento global.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário