segunda-feira, 19 de maio de 2008

Hillary adverte Obama a não declarar vitória

Na véspera de mais duas eleições prévias, a senadora Hillary Clinton advertiu o senador Barack Obama a não declarar vitória na disputa pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos.

"Isto não está nem perto de estar decidido", declarou Hillary, que fez campanha ativamente no estado de Kentucky, onde é a favorita, enquanto Obama reunia 75 mil pessoas, no maior comício da campanha até agora, em Portland, no Oregon.

Se ganhar no Oregon, Obama terá passado a metade dos delegados eleitos em eleições primárias e convenções. A única chance de Hillary seria se os chamados superdelegados, na verdade caciques do partido, deputados, senadores, governadores e altos dirigentes, optassem por ela. Mas Hillary ganhou na Virgínia Ocidental e o senador Robert Boyd anunciou o apoio a Obama.

O candidato republicano, senador John McCain, já entendeu que o adversário é Obama. Atacou a "inexperiência" do jovem senador por dizer que conversaria diretamente com inimigos dos EUA, como a Síria e o Irã.

Obama responde que McCain representa a continuação das políticas de George W. Bush em política externa, defesa e cortes de impostos.

Nenhum comentário: