A China declarou hoje que 10 milhões de pessoas foram atingidas, na segunda-feira, pelo pior terremoto ocorrido no país desde 1976. O presidente Hu Jintao visitou nesta sexta-feira (pelo horário chinês) a província de Sichuã.
Os números são impressionantes. Já foram confirmadas cerca de 20 mil mortes. Outras 40 mil pessoas estariam soterradas ou desaparecidas. Os feridos são 102 mil. Mais de 4,3 milhões de casas foram destruídas ou estão condenadas; 391 barragens, danificadas. O prejuízo total é avaliado em US$ 20 bilhões.
Sessenta horas depois da tragédia, as equipes de resgate ainda tiraram velhos e crianças vivos do meio dos escombros. Mais de 130 mil homens trabalham no socorro às vítimas. Mais de 35 vilas da província de Sichuã ainda não foram contactadas.
Com mais 90 helicópteros militares a mais colocados em serviço por ordem do primeiro-ministro Wen Jiabao, 130 mil soldados do Exército Popular de Libertação e agentes da defesa civil fazem a maior operação de resgate da História.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário