O índice dos preços internacionais dos alimentos calculado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos (FAO) apresentou uma pequena queda em abril depois de um ano e três meses de alta e de subir 52% em um ano.
A queda foi de 217 em março para 216,7 em abril de 2008. Um ano antes, o índice de preços da FAO estava 141,7. Houve redução nos preços de acúçar, arroz, soja e trigo, entre outros produtos.
Os analistas observam que as causas da crise mundial de alimentos são estruturais. É provável que seja um alívio passageiro. Mas é um alívio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário