quarta-feira, 21 de maio de 2008

Obama garante maioria dos delegados eleitos

Com uma boa vitória no estado do Oregon, onde a apuração ainda está em andamento, até agora por 58%-42%, o senador Barack Obama garantiu o apoio de mais da metade dos 3.253 delegados eleitos nas prévias do Partido Democrata para escolher o candidato à Presidência dos Estados Unidos.

No discurso da vitória, o jovem senador por Illinois, de 46 anos, declarou que a candidatura "está ao alcance".

Para derrotá-lo, a senadora e ex-primeira-dama precisa que os 796 superdelegados, que não são obrigados a votar de acordo com os resultados das primárias e convenções de seus estados, virassem a mesa, ignorando o voto popular.

Hillary ganhou no Kentucky por ampla margem, 65%-30%, e insiste em que vai até o fim da temporada de eleições primárias, em 3 de junho. "Como nenhum de nós vai conseguir o número de delegados para garantir a indicação, caberá ao Partido Democrata decidir quem é o mais preparado para acabar com a guerra no Iraque e resolver a crise econômica. Vou apoiar quem quer que ela seja", brincou a ex-primeira-dama.

Obama já é encarado por todos como o candidato democrata à Casa Branca em 4 de novembro de 2008. Só Hillary ainda não se convenceu.

Nenhum comentário: