A era da comida barata acabou. O mundo precisa mudar a estratégia de combate à miséria, observou o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Lannart Bage.
"Sempre achamos que o mercado internacional ofereceria comida barata e acessível. Não é mais assim. Precisamos entender que é um problema estrutural profundo. Não é por causa dos biocombustíveis nem da mudança do clima ou de outros fatores imediatos. Tudo isso soma, mas há um fenômeno estrutural subjacente", declarou Bage em Roma, na Itália, sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Por outro lado, nos últimos 20 anos, centenas de milhões de pessoas saíram da pobreza. "Nunca antes na história humana tanta gente saiu da pobreza. É uma coisa boa mas, diante da mudança de clima, precisa ser feita de maneira sustentável dos pontos de vista ecológico e ambiental", acrescentou o presidente do FIDA. "Para isso, precisamos nos reengajar no verdadeiro sustento da existência do homem - a comida".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário