Um tremor de terra de 7,8 graus na escala aberta de Richter abalou fortemente a província de Sichuã, no Sul da China, matando cerca de 10 mil pessoas. O primeiro-ministro Wen Jiabao foi à região atingida coordenar a operação de socorro pessoalmente.
Com epicentro a 100 quilômetros ao sul de Chengdu, a capital da província, o terremoto destruiu 80% dos prédios nas áreas mas afetadas.
Pelo menos oito escolas e um hospital desabaram. Em uma escola, cerca de 900 crianças foram soterradas.
O governo chinês mobilizou imediatamente milhares de soldados do Exército Popular de Libertação. Em Dujianguiã, uma das cidades mais castigadas, o primeiro-ministro Wen anunciou que mil homens estavam tentando resgatar vítimas soterradas, enquanto uma tropa de elite de 180 especialistas seguia para reforçar as equipes de resgate.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário