Só com a força do cérebro, um macaco foi capaz de controlar um braço mecânico para levar comida até a boca em experiência realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores juntaram um feixe de cerca de cem microeletrodos numa superfície mais ou menos da metade de uma impressão digital e o implantaram no córtex cerebral do macaco para captar as ondas cerebrais emitidas pelos neurônios do animal. Esses sinais são transmitidos a um computador, que os amplifica e interpreta para entender o que o macaco quer. Por fim, transmite as ordens do cérebro do macaco ao braço mecânico.
Já há quatro pacientes no hospital universitário em Pittsburgh usando a técnica de feixe de microeletrodos. Dentro de dois ou três anos, a equipe de pesquisadores pretende fazer um braço mecânico para pessoas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário