quarta-feira, 7 de maio de 2008

Hillary vence em Indiana por 23 mil votos

A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton confirmou sua vitória na eleição primária no estado de Indiana, mas por uma pequena margem de apenas 23 mil votos de vantagem sobre o senador Barack Obama, seu rival na disputa pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 4 de novembro.

Com a pequena vantagem de 51%-49%, Hillary ganhou apenas dois delegados a mais do que Obama, que teve uma vitória mais confortável na Carolina do Norte, por 56%-42%. Isso amplia a vantagem de Obama e praticamente enterra a candidatura Hillary Clinton.

Hillary não tem mais como superar Obama em número de delegados à convenção nacional do partido nem no voto popular, apesar de sua insistência em contar os votos da Flórida e de Michigan, onde as prévias foram declaradas nulas por terem sido antecipadas sem o consentimento da direção nacional do partido. Mas está endividada e receberá cada vez mais pressões para abandonar a disputa.

Os 796 superdelegados, que podem votar exclusivamente de acordo com suas consciências, sem ter de seguir o resultado das prévias de seus estados, não devem contrariar a vontade do eleitorado depois da mais longa, prolongada e difícil temporada de eleições primárias da História dos EUA.

Barack Obama será o primeiro negro a disputar a Presidência dos EUA por um grande partido. Os próximos meses vão mostrar até que ponto os americanos superaram o racismo que um dia segregou os negros do Sul num regime semelhante ao apartheid da África do Sul.

Nenhum comentário: