A ditadura militar de Mianmar, a antiga Birmânia, está disposta a aceitar a ajuda internacional mas não a deixar estrangeiros entrarem no país, um dos mais fechados do mundo.
Nada de estrangeiros, especialmente militares. A junta militar quer distribuir diretamente alimentos, abrigo, medicamentos e roupas aos cerca de 1,5 milhão de flagelados pela passagem do ciclone Nargis no sábado passado, 3 de maio de 2008.
Em anúncio do Ministério do Exterior publicado em um jornal oficial, o governo declara: "No momento, Mianmar prioriza o recebimentos de provisões para ajuda de emergência e está fazendo enormes esforços para transportar essas provisões sem demora por conta própria para as regiões afetadas.
"Assim, Mianmar não está pronto para receber nem equipes de busca nem da mídia de países estrangeiros".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário