Os rebeldes do Movimento por Igualdade e Justiça, da Província de Darfur, atacaram neste sábado a capital do Sudão, sendo repelidos pelo Exército num bairro de Cartum.
É a primeira vez que a luta chega até a capital em décadas de conflitos no maior país africano que passou a maior parte dos últimos 50 anos sob guerras civis.
Houve tiroteio e fogo de artilharia no bairro de Omdurman, do outro lado do Rio Nilo em relação ao centro de Cartum. O governo decretou toque de recolher noturno e contra-atacou os rebeldes com helicópteros e blindados.
"O principal objetivo desta sabotagem terrorista foi provocar a cobertura da mídia e dar a impressão de que tinham a capacidade de entrar em Cartum", declarou na televisão o secretário político do Partido do Congresso Nacional, Mandour al-Mahdi. "Graças a Deus, esta tentativa foi totalmente derrotada. Alguns altos comandantes do movimento rebelde foram mortos".
Um porta-voz rebelde desmentiu a versão oficial do governo e reafirmou a intenção de derrubar o presidente Omar Bachir: "Estamos em Omdurman. Estamos no Norte de Cartum. Isto não é algo que se possa resolver em algumas horas".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário