O novo presidente da França, Nicolas Sarkozy, apresentou hoje sua proposta de reforma da Previdência, alegando que o atual sistema "não é sustentável financeiramente" e que há necessidade de "um novo contrato social".
Como o projeto reduz direitos e benefícios, espera-se uma forte reação dos sindicatos. A TV pública britânica BBC disse que a França corre o risco de viver um "inverno do descontentamento", como aconteceu na Grã-Bretanha em 1978-9, quando uma onda de greves acabou com o prestígio do governo trabalhista, levando à vitória de Margaret Thatcher e a 18 anos de governos conservadores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário