quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Primeiro-ministro do Japão renuncia

Depois de levar o Partido Liberal-Democrata a sua maior derrota em julho, quando o PLD perdeu a maioria no Senado pela primeira na História do Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe acaba de pedir demissão.

Abe não teve força para resolver problemas da Previdência, essencial num país que envelhece rapidamente. Seu governo foi marcado pela corrupção. Um ministro caiu depois de afirmar que ataque a Hiroxima com a bomba atômica, no final da Segunda Guerra Mundial, era compreensível. Já o ministro da Agricultura se suicidou.

No Japão, os corruptos não têm vergonha de roubar, como aqui. A diferença é que, quando são flagrados e denunciados por seus crimes, se matam porque a honra é um valor muito importante na cultura japonesa.

O PLD governa o Japão desde que foi criado, reunindo partidos conservadores, em 1955, com uma breve interrupção em 1993 e 1994. Seu próximo líder será o novo primeiro-ministro japonês. O favorito é o ministro do Exterior, Taro Aso, que esteve recentemente no Brasil mas só deu entrevista ao jornal São Paulo Shimbun, da comunidade japonesa

Nenhum comentário: