Apesar de um atentado suicida que matou 27 soldados do Exército do Afeganistão, o presidente Hamid Karzai declarou hoje estar disposto a negociar com a milícia dos Talebã (Estudantes), que dominou o Afeganistão de 1996 até a intervenção militar americana, em 2001, para vingar os atentados de 11 de setembro.
Karzai quer não apenas se reunir com o mulá Mohamed Omar, líder máximo dos Talebã. Oferece um cargo de vice-ministro para atrair os rebeldes para o governo.
"Se um grupo de talebã ou um certo número de talebã vier a mim e me disser: 'Presidente, nos queremos um departamento neste ou naquele departamento, ou queremos um posto de vice-ministro, para acabar com a luta armado', se me fizer tal reivindicação ou pedido, aceitarei, porque quero o fim dos conflitos e combates no Afeganistão", afirmou Karzai. "Eu lhes daria um cargo."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário