Ao avaliar o resultado da nova estratégia para o Iraque anunciada em janeiro pelo presidente George Walker Bush, o comandante militar dos Estados Unidos na guerra, general David Petraeus, declarou ao Congresso que o aumento do contingente americano para 160 mil soldados está dando resultado e que antes do final deste mês será possível iniciar uma retirada parcial.
"O curso dos acontecimentos no Iraque indica um declínio consistente da violência", afirmou o general. "Acredito que poderemos reduzir nosso contingente para o nível anterior ao reforço deste ano sem prejudicar os ganhos alcançados, no próximo verão" no Hemisfério Norte. Ou seja: a retirada começaria no fim deste mês e, em julho de 2008, o total seria reduzido aos 130 mil soldados que estavam no Iraque antes do reforço para implementar a nova estratégia de Bush.
Em resumo, o general Petraeus registra avanços militares mas pouco progresso na parte política, no funcionamento do governo iraquiano e na reconciliação nacional.
Leia a íntegra do depoimento do comandante militar americano no Iraque no site da CNN.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário