O ex-presidente das Filipinas Joseph Estrada, um ex-ator popular de filmes de má qualidade, hoje com 70 anos, foi condenado à prisão perpétua por corrupção e desvio de quantia equivalente a US$ 80 milhões. Mesmo que um dia seja libertado, jamais poderá voltar a exercer cargo público.
Estrada foi deposto por uma rebelião militar e substituído por sua vice-presidente, Gloria Macapagal Arroyo, que foi reeleita por seis anos em 2004 e continua no poder.
Com medo de grandes manifestações populares em apoio a Estrada, o governo filipino colocou 15 mil policiais nas ruas da Manila. Mas pouco mais de 300 pessoas protestaram.
Em entrevista à televisão, o ex-presidente pretextou inocência. Mas não explicou como a fortuna foi parar em suas contas bancárias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário